
Leonardo Rodrigues
Melhor sistema de tributação para empresas em 2019
A escolha do regime tributário é decisão mais importante de sua empresa, uma escolha errada, acarreta no aumento da carga tributária e a legislação limita as possibilidades de alteração do regime no período em exercício.
Neste ano, além das variáveis tradicionais que são estudadas antes de formalizar a opção, como o faturamento dos últimos 12 meses, tamanho da folha de salários, lucratividade e setor de atuação da empresa, o novo governo ganha importância na hora da análise.
Para a sociedade médica os regimes tributários mais usados são: Simples Nacional e Lucro Presumido. O Lucro Real é mais utilizado para hospitais que tiverem baixa margem de lucratividade, inferior a 8%. Caso tenha sido superior, é melhor o lucro presumido. As sociedades médicas a partir de 2018 e também em 2019, podem ser enquadradas no anexo 3 do Simples Nacional, onde o fator R deve ser obedecido. O fator R obriga a folha de salários ser de 28% ou mais, para obter alíquotas mais baixas.
Sendo inferior a 28% , utiliza-se o anexo 5, que possui alíquotas mais altas. Neste caso, o lucro presumido será mais vantajoso. Na atividade médica inclusa no lucro presumido, dependendo da especialidade poderá ser utilizado a alíquota hospitalar, base de presunção de lucro de 8% e não 32%, como normalmente é tributada. A tributação federal reduz de 11,33% para 5,93% sobre a emissão de cada NFS-e.
Entre em contato conosco e veja o que temos a oferecer.
☎️ (61) 3226-5854
☎️ (61) 3226-4953
☎️ (61) 3226-4559
#unitec #contabilidade #csc #confiança #contador #Brasília #medico #saude