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  • Leonardo Rodrigues

Você dá descontos?

Você age por impulso?

Em algum momento de sua vida empresarial você já tomou uma decisão repentina e fez uma escolha completamente errada?

Você costuma tomar decisões guiadas por situações momentâneas intuição?


Quero trazer a importância de empregar uma gestão por resultados! 


Não se guie por intuição:


São comuns as tomadas de decisão serem guiadas por casos ou situações repentinas que chegam até você.

Se perguntarmos agora: 

“Quais os maiores problemas de sua empresa?”


As chances de responder que são alguns casos específicos atuais são quase de 100%! Aqueles problemas que aconteceram na sua semana viram a sua cabeça.

Mas, será que esses são os principais problemas da sua empresa? Ou você só está contando as dores de cabeça que você se lembra?


Você sabe o quanto esses pontos levantados impactam nos resultados da sua empresa?

É preciso desenvolver uma cultura de gestão por indicadores. Buscar por fatos e dados relativos aos problemas de sua empresa.


Não adianta ficar batendo cabeça e chorando por fatos que você não sabe nem mensurar. Muito menos tomar atitudes drásticas sem prever e estudar possíveis resultados.

Você, como líder, não pode basear suas decisões somente em “feeling”! É preciso ter uma visão consistente do todo.


Vamos a um exemplo prático:


Aquele cliente mala te liga, repleto de ódio e rispidez na voz, e diz que seu produto está caro! Ele ameaça nunca mais comprar de você e que vai optar pela concorrência. 

Sua atitude é agir por impulso? Já dá logo de cara um desconto e melhora os prazos?

Se você respondeu sim, você prega uma gestão intuitiva e por casos! São decisões precipitadas, vindas como respostas a situações negativas que chegam até você. 

Você sabe qual o impacto desse aumento de prazo no seu Ciclo Financeiro? E desse desconto com sua Margem de Contribuição e sua Lucratividade? 

Essa venda realmente vale a pena?


É preciso ter uma gestão por Indicadores! 

É preciso ter uma visão macro dos acontecimentos. Você precisa mensurar o impacto de suas decisões em seus resultados!

Esse tal desconto pode acarretar um prejuízo nesta venda. E esse aumento de prazos por impulso pode prejudicar seu Fluxo de Caixa.


Você consegue mensurar o impacto dessas decisões? 


A partir do conhecimento desses indicadores, você tem um entendimento mais assertivo de quais respostas e soluções trazer a seu cliente.


Viu que esse pedido prejudicaria o rendimento de sua empresa? Que tal mostrar a seu cliente o impacto de seus serviços? 

Prazos, brindes, bônus, descontos são bem-vindos para incentivar uma venda! Desde que isso não prejudique os seus resultados. 


É de extrema importância mensurar dados e aplicá-los na tomada de decisão. 


Sabe aquele ditado: A curiosidade matou o gato? 


O achismo pode matar o empresário! 


Não tome decisões presunçosas! Você pode condenar sua equipe, seus clientes, sua empresa e até você mesmo por uma atitude guiada por uma informação não previamente avaliada.


Estabeleça corretamente indicadores de controle do seu negócio!


Avalie constantemente a apuração de cada dado e sua consistência!

Com base em dados, tome as decisões certas! E concentre esforços para melhorá-las! 


Fuja da Gestão por ACHISMO e estabeleça uma gestão por INDICADORES!


Semana que vem, trarei os principais indicadores essenciais para a gestão da sua empresa.


Por Kadu, Gestor de Conteúdos da Nucont

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