Bom dia,
Trouxe para você três indicadores muito importantes aos quais você deve se atentar ao tomar decisões na sua empresa:
a Lucratividade,
a Margem De Contribuição
e o Ponto de Equilíbrio.
Esses são os indicadores básicos para se preocupar, tomando decisões mais assertivas e com base em dados.
Chega de tomar decisões guiadas pelo achismo e sem ter certeza de que essa deve ser a melhor para a empresa.
Não tenha prejuízos! Vamos entender como gerenciar sua empresa com base no que os números estão te dizendo.
Sendo assim, seguiremos nossa conversa dessa forma:
Básicos (11/04)
Intermediários (23/04)
Avançados (26/04)
Continuaremos hoje com os indicadores intermediários, que todo empresário deve ter conhecimento, para a boa gestão da sua empresa!
Aqui vão alguns indicadores importantíssimos para a tomada de decisão! São eles: o Markup, a Liquidez Imediata e a Liquidez Corrente, e os Prazos Médios, continue comigo para entender a importância de cada um.
1- Markup
Você já teve o desafio de calcular ou revisar o preço do custo do produto que sua empresa comercializa ou serviço que presta?
O Markup é um índice multiplicador do custo/serviço de um produto para a obtenção do preço de venda.
As variáveis que influenciam no cálculo do Markup são:
% Impostos: são os tributos incidentes sobre as vendas pagos pela empresa, em forma de porcentagem, que é quanto esses impostos representam na receita
% Despesas: são valores investidos nas estruturas comercial e administrativa do seu negócio, em forma de porcentagem, que é quanto essas despesas representam na receita
% Lucro desejado: é o quanto você pretende ter de lucro líquido, ou seja, depois que recebeu tudo e pagou todas as contas, quanto, em %, você deseja que gere de lucro.
Markup =
[1 - (%impostos + %despesas + %Lucro desejado)]
É importante destacar que o Markup pode ser calculado para cada produto individualmente, ou para todos os produtos.
Fazendo o cálculo do Markup garantimos que: o preço final do produto cobre todos os custos; e que ele é capaz de gerar uma margem de lucro esperada. Com essa informação sua empresa é capaz de tornar o seu produto mais competitivo, fazendo uma comparação com os preços do mercado, e ajustando de forma que ela tenha uma margem de lucro esperada, mantendo o preço competitivo.
2- Liquidez Imediata e Liquidez Corrente
Os indicadores de liquidez são importantes para o gestor averiguar o crédito de uma empresa, ou seja, avaliam a capacidade monetária de pagamento da empresa frente a suas obrigações. Existem vários tipos de liquidez, aqui vamos apresentar duas muito importantes para a gestão do caixa da empresa.
Uma empresa possui liquidez alta quando o seu fluxo de caixa é bem administrado para cumprir com os pagamentos.
O indicador da Liquidez Imediata vai medir a capacidade da empresa de cumprir com obrigações de curto prazo, utilizando apenas o seu capital disponível. Ou seja, a capacidade da empresa de pagar suas contas do dia a dia, utilizando o capital de liquidez imediata.
Liquidez Imediata = Caixa e Equivalente de Caixa
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Passivo Circulante
Sendo as variáveis:
Caixa e equivalente de caixa: tudo o que a empresa tem disponível em caixa, bancos e investimentos de liquidez imediata
Passivo circulante: contas a pagar no curto prazo, dentro de um ano
Já o indicador da Liquidez Corrente mede a capacidade da empresa de honrar com suas obrigações no curto prazo, ou seja, considerando todas as contas que essa empresa tem a pagar e a receber no curto prazo
Tendo como base:
Passivo circulante: contas a pagar no curto prazo, normalmente dentro de um ano
Liquidez Corrente = Ativo Circulante
---------------------------------
Passivo Circulante
Uma interpretação suuuper básica que temos para esses resultados é a seguinte:
Resultado > 1: bom grau de liquidez;
Resultado = 1: recursos se igualam ao valor dos pagamentos;
Resultado < 1: baixo grau de liquidez.
Olhar apenas para essa regra básica da liquidez pode lhe trazer uma visão míope da situação, para tomar decisões assertivas é necessário analisar vários indicadores em conjunto. Uma Liquidez Corrente de 3 por exemplo, analisando essa regra de bolso parece bom, mas pode ser que seu ativo esteja muito grande, sendo mal aproveitado e prejudicando o ROA (Retorno Sobre o Ativo), mostrando que seus ativos são ineficientes.
3- Prazos médios de Pagamento, Estocagem e Recebimento
Os prazos médios trazem uma análise dos prazos: para o pagamento de fornecedores; de estocagem; e recebimento de clientes.
O Prazo Médio de Pagamento (PMP) é o tempo médio (em dias) entre a data da compra e o pagamento efetivo ao fornecedor, sendo determinado entre a empresa e seu fornecedor.
Quanto maior for o PMP, melhor para o caixa da empresa, pois ela terá mais prazo para pagar seus fornecedores. Ter um prazo maior para pagar o fornecedor é importante devido à relação do dinheiro no tempo, com o passar do tempo o dinheiro se desvaloriza a para a empresa vale mais a pena pagar suas contas no futuro.
PMP = Fornecedores
( -------------------------------- ) x 30 x N
Compras
N = Número do mês (ex: Janeiro = 1; Julho = 7)
O controle do prazo médio de pagamento é importante para a gestão da empresa para que ela possa se preparar para fazer o pagamento dentro dos prazos.
O Prazo Médio de Estocagem (PME) se resume em quanto tempo o estoque permanece na empresa. Ou seja, exibe o intervalo, em dias, que a organização leva para ser capaz de comercializar os itens que ainda estão em estoque. Esse indicador é de extrema importância, porque através dele é possível tomar decisões mais eficazes em relação à gestão de estoques e das operações de logística.
PME = Estoque
( --------------------------------------------- ) x 30 x N
Custo da Mercadoria Vendida
N = Número do mês (ex: Janeiro = 1; Julho = 7)
Um PME alto significa que o estoque demora a girar e a empresa precisará financiar este custo do produto parado em estoque.
Já o Prazo Médio de Recebimento (PMR) é o tempo que a empresa demora a receber suas vendas. O PMR baixo indica que ela dá menos prazo para que os seus clientes a paguem, sendo positivo para o caixa, pensando que o dinheiro hoje vale mais do que amanhã, ou seja, ela dá menos tempo para que aquele recebimento se desvalorize além de preferir o caixa no presente para fomentar a operação.
PMR = Clientes
( -------------------------------------------------------------------- ) x 30 x N
(Receita Bruta - Cancelamentos e Devoluções)
N = Número do mês (ex: Janeiro = 1; Julho = 7)
É claro que oferecer prazos para seus clientes se torna um atrativo para vender mais, no entanto o prazo de recebimento impacta no fluxo de caixa e na gestão financeira da empresa. Portanto é necessário conhecer o seu Prazo Médio de recebimento e negociar com o seu cliente de forma a não prejudicar seu Fluxo de Caixa.
Fique ligado no e-mail da semana que vem, vamos falar sobre como esses prazos médios se relacionam e o quanto essa análise pode ser valiosa para um bom Fluxo De Caixa da sua empresa.
Conclusão:
Perceba o quanto essas informações são importantes para manter a saúde da sua empresa. Ter o controle de cada uma delas é uma forma de se tornar mais competitivo no mercado quanto ao seu preço e a seus prazos!
Você não conhecia esses indicadores? Tinha dificuldade de analisá-los?
O especialista que pode te ajudar nessa gestão está mais próximo do que você imaginava! A empresa de contabilidade que vos fala está capacitada para fazer essas análises e ajudar na tomada de decisões de maneira assertiva.
Entre em contato para que façam essas análises juntos!
Ahh, e não perca na semana que vem! Continuaremos essa trilha com os indicadores AVANÇADOS para sua gestão.