top of page
Buscar
  • Foto do escritorLeonardo Rodrigues

Sua equipe está do seu lado?

Como vão as coisas?


Espero que esteja bem!


Bom, como falei no e-mail da semana passada, pessoas são o motor da sua empresa. Os resultados e as mudanças dependem diretamente delas. E as maiores dúvidas de todos gestores giram em torno desse universo.


Como aumentar a produtividade da minha equipe?


Como ter melhores resultados?


A resposta e a solução para essas dúvidas é bem simples:


É preciso rever a cultura que você estimula!


A maneira com a qual você dirige a sua empresa diz muito sobre o que você valoriza e impacta diretamente na produtividade dos seus colaboradores.

De acordo com uma pesquisa feita pela empresa norte americana Single Grain, a felicidade torna as pessoas 12% mais produtivas, enquanto trabalhadores infelizes são 10% menos produtivos.

Mas, eu sei que NADA é mais difícil do que gerenciar pessoas! Não há desafio maior do que liderar seus funcionários.


Concorda comigo?


Muitas vezes os funcionários se pegam presos no operacional, na parte chata, desmotivante, e querem bater no chão. Isso não é segredo para ninguém!


A não ser que você já tenha entendido toda ideia de motivação e liderança, feito uns cursos bacanas e devorado uns 50 artigos e livros sobre como lidar com a Geração Y (que odeia rotinas e cumprir horário) e com os Milennials (que só trabalham motivados se identificarem com o propósito da sua empresa), seus funcionários podem se sentir assim também. Às vezes, desmotivados, cabisbaixos…


Mas como motivar essa turma? Como fazer o funcionário se sentir valorizado?

Você precisa criar formas de desenvolvimento de cultura e motivação a sua equipe!


E, nas próximas semanas, com essa série de e-mails, te trarei formas de desenvolver e motivar sua equipe!


Hoje, falaremos sobre alinhamento de propósito.


Alinhamento de propósito é essencial!


Me responda o seguinte: Por que você decidiu empreender? Por que você está à frente desse negócio e o que ele oferece de melhor? Onde você quer estar daqui a 5, 10 e 20 anos? Qual é o seu propósito de vida?Onde você quer chegar?


Olha, pode parecer papo de livro de auto-ajuda, mas você tem que ter a resposta para todas essas perguntas. E seus funcionários precisam ouvir isso de você. Eles têm que entender sua história, comprar e defender sua ideia.


Afinal de contas, eles estão trabalhando paravocê. Você construiu um sonho na sua cabeça e eles estão ali tentando fazer isso se tornar possível. Mas se eles não sabem nem o que é isso, como eles vão saber se querem fazer parte ou não dessa coisa que você dedicou sua vida para fazer?


Pois é, essa coisa é o seu propósito. E o seu propósito tem que se encaixar no propósito deles. Eles também têm um sonho, eles também querem chegar em algum lugar. E a sua empresa precisa, necessariamente, ser uma peça-chave desse quebra-cabeça. Sua empresa precisa ser a ponte para esse sucesso!

Muito genérico? Ok, vou dar um exemplo.


A “Me Salva” e o propósito:


A Me Salva é uma plataforma de ensino online com conteúdo para o Ensino Médio, Superior e cursos preparatórios para o ENEM e Vestibulares. Um pré-vestibular totalmente online e que tem em mente e distribui aos funcionários um propósito bem claro:


“Aproximamos estudantes dos seus sonhos.”


A ideia é nítida, eles se preocupam e espalham o propósito de ajudar estudantes a alcançarem os sonhos. Tomam, de fato, o papel de amigos dos estudantes.


A cultura é tão bem construída que no ano passado, nas vésperas do exame nacional do ensino médio, o temido Enem, a empresa disponibilizou telefones para que todos estudantes pudessem ligar e “desabafar”. A ideia era ajudar e tornar a experiência de realização do exame mais leve.

Os funcionários fizeram essa ação sem receber um trocado a mais! Foi uma atitude do fundo do coração e totalmente guiada pela cultura e pelo propósito da empresa.

Essa ação gerou uma movimentação e uma proximidade absurda com os clientes. Eles transmitiram toda cultura e ideal aos clientes e criaram clientes fiéis e satisfeitos.


Percebe a movimentação que um PROPÓSITO pode causar? Ele transcende um trabalho com sorriso no rosto ou uma produtividade aumentada. O propósito MOVE e TRANSFORMA!


Conclusão:


Viu onde eu quero chegar? Eu preciso dos meus funcionários para atingir o meu propósito. E eles? Querem fazer parte disso? Precisam de mim para atingir o propósito deles?


Se querem e precisam, então estamos no mesmo barco. Se não, então o que eles estão fazendo ali a não ser desperdiçando o tempo, aliás, A VIDA deles?


A “Me Salva” encontrou a motivação, transformando a vida dos estudantes. E você já achou a sua?


Você precisa encontrar sua motivação, para assim passar a diante.


1- Tenha seus objetivos esclarecidos;

2- Anote;

3- Crie planos de engajamento;

4- Aceite novas ideias;

5- Traga mais de participação para seus funcionários;

6- Motive!


A motivação vem de dentro e que o inconformismo gera criação.


Mas isso fica para o próximo artigo

Um abraço e até mais!!


Por Kadu da Nucont 

21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Você tem medo de fazer?

Olá, como estão as coisas? Se lembra que nas últimas semanas eu te trouxe conteúdos voltados para uma gestão por indicadores, uma gestão de planejamentos e para o desenvolvimentos de estratégias tátic

Os números que influenciam no seu sucesso

Bom dia, Trouxe para você três indicadores muito importantes aos quais você deve se atentar ao tomar decisões na sua empresa: a Lucratividade, a Margem De Contribuição e o Ponto de Equilíbrio. Esses s

Você está preocupado com o que interessa?

Preste atenção nos indicadores! Olá, como vão as coisas? Lembra-se do e-mail da semana passada? Trouxe para vocês um artigo que contava um pouco sobre a realidade da maioria dos empresários brasileiro

bottom of page