top of page
Buscar
  • Foto do escritorLeonardo Rodrigues

A salvação do vale da sombra da morte

Olá, como vão as coisas por aí?


Estão lembrados do e-mail da semana passada? A História de Amanda e Cleber, sócios e donos da Comemorar (Uma empresa que estava perdida no vale da sombra da morte). 

Caso tenha perdido o último post, clique aqui


Bem, para trazer a solução dessa história, vamos retomar do ponto onde paramos.

                                                                             

A falência batia na porta:

Amanda e Cleber estavam completamente perdidos, presos e cercados de incertezas. Era o fundo do poço!

 

A Comemorar nunca teve um controle certeiro. Eles cumpriam as obrigações e era só isso! Tocavam uma empresa sem ao menos analisar resultados e tomavam decisões baseadas no achismo e na intuição. 

Era óbvio! Uma hora a bomba explodiria. Infelizmente ela tinha explodido cedo demais...

Amanda e Cleber foram vencidos... Não havia o que fazer.


A vida dava uma rasteira sem piedade e o chão estava longe.


Eles já tinham desistido, mas o destino salvaria as personagens principais dessa história... 

O destino estava em um rolar de página:

O sol nascia na Segunda-feira e a barriga dos sócios gelava de medo.


Amanda, chegava consternada na empresa. Tinha que forçar sorrisos para equipe... Uma hora, aquela bomba chegaria aos ouvidos dos funcionários.

 

Ela sentou-se à mesa, desolada. Abriu seu computador (depois de analisar a possibilidade de vendê-lo para conseguir renda extra). 


Resolveu dar uma olhada nos e-mails, rolava a página e respirava fundo.

De repente, ela se deparou com um assunto de e-mail que chamava atenção:

“Você sabia que 1/3 das empresas quebram antes de completar 2 anos de vida?”


Amanda olhou para todos os lados, só podia estar sendo vigiada! Uma coincidência como essa não poderia acontecer... 

E ela estava certa. Não era coincidência! Era conhecimento e representação de fatos reais.


Aquilo não acontecia só com a Comemorar !


Resolveu abrir aquele material e conhecer quem estava por trás do “e-mail espião”.


O “E-mail espião” tinha a solução:


Surpreendeu-se quando descobriu que era uma proposta de serviços contábeis. O e-mail era assinado por uma contadora e trazia uma proposta completamente diferente do habitual. O escritório contábil contava histórias e trazia fatos e números para comprovar cada frase e cada análise.


A identificação foi instantânea! Aquele e-mail tinha uma abordagem, uma linguagem, uma forma de apresentar-se completamente inovadora.


Amanda estava acostumada com aqueles e-mails chatos, que não falavam nada de interessante, não agregavam nada e ainda terminavam com uma saudação repleta de chatice. Eram terríveis!


Agora, ela estava de frente a uma obra prima da comunicação. E, essa obra prima, trazia uma solução para seu problema! Aquele escritório faria um acompanhamento financeiro e gerencial completo.

Isso era Contabilidade?? Ela não sabia que, dentre os serviços pregados pela Contabilidade, estava o de cuidar de fato das empresas. Uma preocupação e um enfoque na saúde financeira.

Ela resolveu dar uma chance a autora daquele e-mail. Mostrou a obra a seu sócio e, juntos, marcaram uma reunião de proposta.


A reunião foi um sucesso! A proposta era inovadora e se encaixava perfeitamente com o déficit da Comemorar. Agora, eles teriam um acompanhamento certeiro!

O escritório prometia, além de todos serviços completos, salvar a Comemorar.

Não conseguiam conter sorrisos! A proposta não foi uma jogada de marketing. De fato, o escritório conseguiu salvar a comemorar!


Começaram a organizar toda a contabilidade da empresa. Analisaram TUDO, desde o início do ano. Precisavam de um comparativo e de uma avaliação mais precisa. Não fariam só o básico! Observaram cada indicador, cada mudança. A conclusão foi precisa: A Comemorar sofria de Insolvência Financeira...


Fazendo uma análise tecnológica e precisa, com representações gráficas, a contadora percebeu alterações e anormalidades. O problema estava escancarado, verificaram que o Ciclo Financeiro daquela empresa estava prejudicado. A Necessidade de Capital de Giro era maior que o próprio Capital de Giro. Isso tornava o Saldo de Tesouraria negativo...


Cleber e Amanda foram para o jogo:


Amanda e Cleber arregaçaram as mangas e seguiram cada orientação passada pela Contadora!


A adequação dos prazos médios foi o primeiro passo. Modificaram a data de emissão de cada nota fiscal (Do final para o Início do mês) e criaram uma régua de cobrança para tratar toda a inadimplência.


Foi um renascimento!

Aquela Contabilidade munida de indicadores e da expertise financeira salvou a empresa que beirava a morte.  Amanda e Cleber estavam desacreditados. Aquilo não podia ser real! Uma contadora, que havia aparecido pelo destino, salvou vidas!

 

Aconteceu uma das maiores inversões de valores já presenciadas por nossas personagens principais. A Contabilidade era de fato uma ferramenta para a gestão. Não eram só pessoas para tratar de papeladas e das obrigações fiscais. Ia muito além disso!

Amanda e Cleber nunca ficaram tão gratos.


Uma amizade e uma parceria nascia e crescia como nunca!

Foi o destino? 


Gostou da história? O que você pode tirar de conclusão com ela?

No próximo e-mail, conversaremos um pouco mais sobre essa "inversão de valores"! 


Abraços!

Kadu, Gestor de Conteúdos da Nucont.

25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Sua equipe está do seu lado?

Como vão as coisas? Espero que esteja bem! Bom, como falei no e-mail da semana passada, pessoas são o motor da sua empresa. Os resultados e as mudanças dependem diretamente delas. E as maiores dúvidas

Você tem medo de fazer?

Olá, como estão as coisas? Se lembra que nas últimas semanas eu te trouxe conteúdos voltados para uma gestão por indicadores, uma gestão de planejamentos e para o desenvolvimentos de estratégias tátic

Os números que influenciam no seu sucesso

Bom dia, Trouxe para você três indicadores muito importantes aos quais você deve se atentar ao tomar decisões na sua empresa: a Lucratividade, a Margem De Contribuição e o Ponto de Equilíbrio. Esses s

bottom of page