Uma das frases clássicas das atualidades é: TODOS somos vendedores! E ela é VERDADE!
Porém, por ser algo tão comum e natural, associamos o processo do comercial, como sorte, dom e talento.
E quando não é visto desse jeito, é enxergado com um grande desdém. Do tipo, não sabe o que fazer? Vira vendedor!
E não é assim! Vender é complexo e extremamente suscetível à erros, exatamente, por lidar com a tomada de decisão de outras pessoas!
E é isso que torna tudo tão interessante e tão complicado!
Por isso, hoje iremos tratar sobre 03 ERROS que você NÃO deve cometer e o que podemos extrair de bom deles!
1º) Preço x Valor
Se engana quem pensa que não é necessário conhecer 100% o seu produto e serviço, que basta consultar um colega e/ou o sistema.
Quantas vezes você já foi até a loja - em diversos casos já tendo até pesquisado sobre o produto - e foi tirar uma dúvida com o vendedor e ele não sabia lhe informar.
Como você se sentiu? O que achou desse vendedor? O que isso lhe faz pensar sobre a empresa?
Não posso dizer por todos, mas a impressão que me passou foi péssima.
Vivemos em um momento, aonde as pessoas tem muito mais acesso às informações dos produtos, benefícios e malefícios de um serviço.
E a ida às lojas tem como objetivo, em muitos dos casos, ver o produto, conversar com quem tem contato com clientes e usuários.
Espera-se que o vendedor seja essa pessoa! E se não for, isso retarda o processo de venda.
Qual o papel do vendedor, então, se não vender?
Vender não é persuadir é, em palavras bonitas, vender o que o produto representa, é dar valor ao que se vende.
Você não vende um carro, você vende a experiência que o seu cliente poderá ter com ele, a liberdade, a independência, os lugares que ele consegue ir, porque ele terá um carro, a economia de tempo, o conforto de não ter de pegar ônibus!! TANTAS COISAS!
Assim como, quando se trata de serviços, você vende a solução do problema! Então, você não oferta uma consultoria, você oferta o crescimento do lucro, a diminuição dos custos e despesas, o aumento da margem de contribuição!
Não basta fazer mais do mesmo! Tem de pensar diferente!
Um pensamento muito básico: se você fosse seu próprio cliente, você compraria o que você vende? Se NÃO, precisamos MUDAR!
Você vende o seu produto e serviço baseado na estratégia de preço? Se SIM, precisamos MUDAR!
2º) Conheça e se comprometa com o seu cliente
Não conhecer a quem destinamos não é um problema só da área comercial, mas de toda a empresa e comum no nosso dia a dia, fora até da esfera empresarial.
Quem não conhece, se aproxima e prospecta de pessoas que não se tornarão seus clientes, que não irão comprar de você e o mais importante, que não irão se fidelizar! (cliente bom, é cliente fiel!)
Ao falarmos de conhecer seu cliente, a ponta começa no seu marketing, em como ocorre a sua chegada de clientes.
Se você não tem estratégias e os seus novos consumidores chegam por meio de indicação, ÓTIMO! Espero que continue assim e que consiga indicações suficientes para o crescimento do seu empreendimento!
No entanto, a realidade é outra para as demais empresas!
E se torna necessário a adoção de estratégias de marketing para que tenhamos a conversão de futuros clientes para, de fato, consumidores.
E eis que começa a importância de conhecer TUDO sobre ele, como ele se comporta, tangenciando, principalmente, dentro do seu nicho de mercado!
Conhecer quem ele é, qual a forma que se comunica, quais são seus sonhos e dificuldades!
É sobre isso que você tem de conversar com ele e relacionar com o que você pretende que ele compre!
E isso faz total sentido para que mesmo que a compra não aconteça, ele sinta que ali ele se sentiu representado, que a sua empresa o compreende e sabe do que ele precisa.
Com toda certeza, a lembrança será positiva!
Sob a outra parte que eu disse sobre esse tópico, está relacionado à você ter compromisso!
O óbvio precisa ser dito e, nesse caso, ser reforçado!
Pontualidade, cortesia, educação, são virtudes que sobram em alguns empreendimentos e parecem faltar em outros.
Não interessa se o seu público é classe A, B, C ou Z!
Tudo gira em torno da experiência que o seu cliente teve dentro da sua loja, da sua empresa, do atendimento no telefone, no e-mail!!
3º) CULTIVE um processo EFICIENTE!
Por último, mas de modo algum, menos importante, tenha um processo que assegure a qualidade!
Se você não possui uma equipe de vendas, não pense que isso não se adequa para você!
SE ADEQUA SIM!
Você que é “sozinho”, precisa saber como a sua rotina funcionará para dar conta de fazer tudo com excelência.
O objetivo é entender: dado a sua proposta, o que funciona e garantir que isso aconteça SEMPRE!
Ou seja, se estivermos falando da venda de um projeto arquitetônico, por exemplo, em quanto tempo o cliente haverá um retorno com o primeiro esboço? Como funciona a comunicação com ele, a forma de apresentação e é importante que isso exista dentro da sua rotina! Não apenas para o seu cliente, mas no seu dia a dia!
Não precisa ser burocrático, precisa ter bom atendimento, ou seja, bons hábitos!
Conclusão
Vendas é sobre RELACIONAMENTO e COMUNICAÇÃO!
Seja você grande ou pequeno, o setor comercial é o que movimenta e, de certa forma, garante parte do seu crescimento!
Portanto é fundamental que você CONHEÇA a sua persona, o seu comprador, para que você adeque a sua linguagem e saiba apresentar o que SOLUCIONARÁ as suas dores, os seus problemas!
Você não vende um produto, você vende solução e experiência, sempre alinhada com um processo que ficará claro para o seu consumidor, junto à um momento único de bom atendimento, de vendedores atenciosos e empáticos!
Se você não se importar, haverá alguém que se importe!
E por mais que o seu preço seja mais baixo, o que ficará na memória dele, será o quanto ele se conectou com quem o atendeu, com o alinhamento de propósito do que ele precisa com o que a empresa possui como meta!