top of page
Buscar
  • Foto do escritorLeonardo Rodrigues

Como o “Olhar do Sim” pode impulsionar seu negócio?

Muitos dos artigos com a temática do empreendedorismo sempre buscam pregar os clichês do desenvolvimento empresarial. São dicas de como organizar sua agenda, como conseguir ser produtivo, como gerir uma equipe, etc... Nesse artigo quero trazer um tema diferente! Quero tratar de um processo interno que afeta muito bem o externo. Quando digo interno, quero dizer o seu interior. Isso mesmo, seu desenvolvimento pessoal!

Como algo interno, a construção de ideologias do empresário, pode afetar o externo? Muito simples! Quando mudamos ou otimizamos nosso modo de pensar e de tratar cada situação, a resposta externa também muda. Agora você me pergunta: “Qual é dessa enrolação toda?”.  Bem, quero chegar ao ponto central desse artigo: O desenvolvimento do “Olhar do Sim”.


O que é o “Olhar do Sim”? 


Para trazer essa explicação vou me basear na palestra, de mesmo nome, do palhaço e comediante Marcio Ballas.

O Olhar do Sim é uma forma de tratar a vida e cada situação passada. São maneiras de olhar para o mundo. Ele se implica em dizer “SIM” para certos pontos:


SIM para Mim;


SIM para o Agora;


SIM para o Jogo


Calma, vou especificar cada um desses pontos para trazer um entendimento melhor.

SIM para Mim:

Precisamos aceitar quem somos. Aceitar como estamos, cada estrutura, cada condição.

SIM para o Agora:


Dizemos sim para o momento, aceitamos o Agora. Temos que nos conectar com o momento presente. Estar ali! Saber tudo que está acontecendo.

Sabe aqueles dias em que você faz mil coisas ao mesmo tempo sem prestar a devida atenção em tudo? Então, precisamos excluir situações como essa. Quando estamos presentes, sabemos cada ponto e cada acontecimento.

SIM para o Jogo:


Dizemos sim para a situação na qual nos encontramos. Aceitamos o jogo! Temos que jogar, correr, chutar e quem sabe ganhar (Aí vai caber a você)!

Esse olhar, essa forma de enxergar a vida serve para qualquer pessoa. E pode ser usado em qualquer momento da vida.


E como “Olhar do Sim” se aplica no seu negócio? 


Bem, assim como disse, o “Olhar do Sim” se aplica a qualquer situação da vida. Não seria diferente na vida empresarial. Precisamos responder certas situações com um belo “Sim”!

Um bom empreendedor é aquele que tira o “Não” de seu vocabulário. Obviamente, em momentos um “Não” vai sair, mas precisamos nos educar para fugir da negatividade e de termos e atitudes que subtraem.


Na vida empresarial precisamos dizer SIM!

Diga sim para você:

Aceite sua condição de líder. Aceite que você está lá para mudar e para fazer com que cada coisa aconteça da melhor forma!

Quando você diz SIM para sua condição, toda sua equipe comprará! Agora você deve cumprir seu papel, correr atrás de cada vitória e dizer Sim para o Jogo e para o Momento!

Diga sim para o momento:

Você precisa estar presente, enxergar que o agora está acontecendo! Independente de problema ou qualquer outra coisa, você deve estar aqui!

Não fuja do presente! Vá para o campo e JOGUE!

Diga Sim para o Jogo: 


É preciso aceitar o jogo. Lidar com improviso, com situações diferentes, com descobertas e acontecimentos não esperados.

Um bom gestor está sempre pronto para mergulhar de ponta no jogo! Independente de qual seja, você precisa encarar cada desafio e correr para o problema e destruí-lo! Não tema levar todos com você, um líder de sucesso tem em mente que sua equipe está lá para ajudar a marcar mais gols.

Diga Sim para sua equipe: 


Em um processo em conjunto, esteja disposto a ouvir! A criatividade depende do SIM para as ideias trazidas. Por exemplo, um "brainstorm", precisa do SIM. O desenvolvimento não pode ser anulado pela negação!


Quando sua equipe sabe do seu SIM, eles confiarão muito mais e se sentirão parte de todo desenvolvimento. O sentimento de “todo” alavanca qualquer negócio!


Viu como se aplica? O “Olhar do Sim” está em todos as situações!  Conclusão: 


Não fuja com um “Não”! Começa hoje mesmo a usar o “Olhar do Sim” e sua estruturação de negócio mudará.


Obviamente não existem fórmulas de sucesso, mas pequenas mudanças internas e externos mudam o todo! Chega de clichês e erros repetidos. Mude hoje mesmo!  


Por Kadu: Gestor de Conteúdos da Nucont


Gostou do artigo?


Encaminhe este e-mail para um amigo empresário.

27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Sua equipe está do seu lado?

Como vão as coisas? Espero que esteja bem! Bom, como falei no e-mail da semana passada, pessoas são o motor da sua empresa. Os resultados e as mudanças dependem diretamente delas. E as maiores dúvidas

Você tem medo de fazer?

Olá, como estão as coisas? Se lembra que nas últimas semanas eu te trouxe conteúdos voltados para uma gestão por indicadores, uma gestão de planejamentos e para o desenvolvimentos de estratégias tátic

Os números que influenciam no seu sucesso

Bom dia, Trouxe para você três indicadores muito importantes aos quais você deve se atentar ao tomar decisões na sua empresa: a Lucratividade, a Margem De Contribuição e o Ponto de Equilíbrio. Esses s

bottom of page